VTN

O município de Lupionópolis está localizado em uma região de transiçãode solos, apresentando áreas com solos originários de derramamento basálticocom maiores teores de argila nas margens do Paranapanema com presença de solosarenosos no sentido N/NW do Estado do Paraná, neste sentido ocorre a formaçãodo Arenito que tem sua sequência algumas áreas adjacentes nos Estados de SãoPaulo e Mato Grosso do Sul.

Os principais solos que recobrem o município de Lupionópolissão: Latossolos, Argissolos e Nitossolos e com pouca ocorrência de Gleissolos.Estes solos interessam aos objetivos da avaliação, pois refletem diretamente naaptidão e no valor da terra. Abaixo a descrição dos solos com maiordistribuição territorial no município.



 Valores de Terra Nua em Reais por classe decapacidade de Uso


Tabela4 – Valores de Terra Nua em Reais por classe de capacidade de Uso, a serem considerados para tributação no período de 04/2023 a 03/2024 pelo município de Lupionópolis.

 

 

Classes de Capacidade de Uso do solo

Município

 

A-III

A-IV

B-VI

B-VII

C-VIII

Lupionópolis

 

60.900,00

50.300,00

35.600,00

27.400,00

10.900,00

Período deColeta: 01/01/2022 a 31/12/2022


Classes:

Grupo A - Classe III: terras cultiváveis com problemascomplexos de conservação. Ocupação mais comum no Paraná: Grãos, comprodutividades médias.

Grupo A - Classe IV: terras cultiváveis apenasocasionalmente ou em extensão limitada, com sérios problemas de conservação.Ocupação mais comum no Paraná: Grãos, com produtividades médias e pastagenspara a criação de gado de leite.

Grupo B - Classe Vl: terras adaptadas em geral parapastagens e/ou reflorestamento com problemas simples de conservação,cultiváveis apenas em casos especiais de algumas culturas permanentesprotetoras do solo. Ocupação mais comum: Pastagens para bovino de corte,especialmente em áreas planas a suave onduladas porém frágeis devido a texturaarenosa ou a baixa fertilidade.

Grupo B - Classe Vll: terras adaptadas em geral somentepara pastagens ou reflorestamento, com problemas complexos de conservação:(Ocupação mais comum no Paraná: Pastagens degradadas, Pastagens em áreasdeclivosas e reflorestamentos.

Grupo C - Classe VIll: terrasimpróprias para cultura, pastagem ou reflorestamento, podendo servir apenascomo abrigo e proteção da fauna e flora silvestre, como ambiente pararecreação, ou para fins de armazenamento de água. Ocupação mais comum noParaná: Vegetação natural. Apesar de não ser possível.